Uniformes para Cozinha: descubra os modelos ideiais

Dentre todas as funções que pedem uniformes, as que envolvem o setor gastronômico são as mais específicas e, por muitas vezes, as mais importantes.

Isso porque os uniformes para cozinha são essenciais para garantir a higiene dos alimentos e o conforto de quem os prepara.

Neste post entenda a importância dos uniformes gourmet e descubra como escolher o modelo ideal.

Uma breve história sobre o uniforme de cozinha

A roupa de cozinheiro que conhecemos começou em 1822, quando a Marie Antoine Careme lançou um esboço chamado “Le Maitre d’Hotel Francais”.

Marie Antoine Careme – ‘Le Maitre d’Hotel francais’ 1822

No retrato, dois chefs são representados usando o chapéu, calças, uma blusa trespassada e um avental.

Porém, como o El Centro College apontou, essa roupa só começou a ser usada no mundo gastronômico em 1878.

Hoje, os chefs usam uma versão menos formal do esboço e ainda muitas dessas peças são encontradas no mercado.

E por que a roupa de chefe de cozinha é branca?

A cor branca serve para dar aos clientes a sensação de que o chef ocupa uma posição de poder ou influência.

De acordo com City Dish, o branco também é um símbolo de limpeza e perfeição.

Além disso, a cor branca é eficiente para desviar o calor, o que oferece ao chef um alívio enquanto ele está nos fogões e lareiras. Muitos chefs também acreditam que o branco é a melhor cor para disfarçar as manchas.

Por que os uniformes para cozinha são importantes?

Uniformes para cozinha são essenciais para passar uma boa impressão a quem visita o restaurante, afinal, a primeira impressão dos visitantes que irão apreciar a comida será visual e dificilmente alguém se sentirá seguro comendo em um local onde cada pessoa se vista de uma forma, com roupas sujas ou amassadas.

Já para os funcionários, trabalhar diariamente em um ambiente dinâmico, quente e, por vezes, apertado, requer amor e carinho pela função.

Os uniformes são capazes de tornar essa rotina mais confortável.

Além da questão do conforto, é importante ter uniformes na cozinha, e no restaurante como um todo, para ajudar na identificação de cada cargo exercido ali.

O chef estará de dólmã, a vestimenta mais prestigiada dentro de uma cozinha, seus auxiliares de aventais ou uniformes específicos para suas funções, os garçons estarão diferenciados para que possam ser solicitados pelos clientes.

Desta forma, além de cuidar do conforto e otimizar o tempo dos funcionários os uniformes passam a ser utilizados também para fortalecer a marca e o marketing do restaurante.

Além dos itens já citados podemos destacar proteção e higiene.

Os uniformes corretos podem proteger o chef da alta temperatura no cozimento dos pratos e de baixas temperaturas em grande freezers.

Além disso, o uniforme faz com que a higiene seja um ponto crucial em uma cozinha, pois são utilizados apenas naquele ambiente, sem trazer impurezas de fora da cozinha.

Então, resumindo os benefícios que só os uniformes de cozinha oferecem:

  • Uniformes de cozinha e, principalmente para o chef, passa muito profissionalismo
  • Os uniformes mantêm os profissionais sob temperatura normal na cozinha, além de proteger do fogo
  • Tecnologias são aplicadas nos tecidos do uniforme de cozinha para ele ser repelente a água e óleo
  • Os botões dos uniformes são fortalecidos para não derreterem no calor
  • Os aventais usados por eles os protegem de respingos e manchas

O que um uniforme para cozinha precisa ter?

Um uniforme para cozinha precisa ser de tecidos específicos, que não retenham o calor e que suportem baixas temperaturas.

Além disso, esse tipo de uniforme costuma ter cores neutras, branco, preto ou cinza, com variações dependendo do restaurante.

Os uniformes devem ser versáteis, leves, com tecidos que possibilitem a movimentação intensa, para que o dia a dia se torne ainda melhor para os profissionais da área.

Conheça abaixo os itens essenciais em um uniforme de cozinha:

  • Tecido repelente a água e óleo
  • Tecido antimicrobiano, para evitar a proliferação de bactérias e possíveis maus odores no uniforme;
  • Tecido com proteção UV
  • Tecidos retardantes a chamas e arcos elétricos
  • Tecido costura francesa, método de costura dupla e reforçada
  • Tecido com textura microcraquelada para disfarça o efeito de amassado

Modelos de uniformes de cozinha e suas funções

A seguir vamos mostrar todos os modelos de uniformes para cozinha que disponibilizamos, para que fique mais fácil você encontrar o que mais está de acordo com o seu negócio:

  • Dolmãs
  • Aventais
  • Aventais saias
  • Calças
  • Xapôs e bandanas
  • Sapatos confortáveis

Estes são os itens principais dentro de uma cozinha com profissionais bem equipados e vestidos.

Mas, quais serão as funções de cada peça e suas especificações? 

Conheça abaixo:

Dolmã

A vestimenta de maior desejo entre os profissionais de cozinha, oferecemos a peça com uma tecnologia inovadora e design exclusivo. Ela foi projetada com materiais e costuras de ponta que garantem a você a máxima performance na cozinha.

Botões cambiáveis: A Dolmã já vem com um kit de botões brancos e um kit de botões pretos para você escolher e trocar quando quiser. Você também pode adquirir kits de botões de outras cores ou personalizados.

Aventais

Com a tecnologia Chef’Tech, o avental tem fechamento unilateral no pescoço e 2 bolsos frontais. Prontos para proteger e ajudar nas tarefas do dia a dia.

Avental saia

Avental saia com a tecnologia Chef`tech, com fechamento com cordas na cintura e bolso frontal. Maior liberdade de movimentos, elegância e modernidade na hora de cozinhar.

Calças

Calças com a tecnologia Chef’tech, com elástico de alta tensão e dois bolsos frontais, brancas, pretas e com estampa xadrez.

Xapôs e Bandanas

Dois modelos à escolha do profissional, com função de cobertura da cabeça e cabelos, com tecnologia Chef’Tech.

Dólmã Santiago

Clássica e versátil, desenvolvida para profissionais e estudantes de gastronomia que desejam um produto com longa durabilidade e conforto ao vestir.

Sapato gourmet

O sapatos Soft Works possuem o selo de conforto emitido pelo IBTEC.

O solado é composto por uma borracha especial, cuja formulação é específica para evitar escorregamentos, podendo ser utilizado em pisos molhados com resíduos de detergente, entre outros. Possui certificação SRC.

Este calçado está certificado pelo Ministério do Trabalho e possui o CA – Certificado de aprovação nº27.921, atendendo todas as exigências da Norma ISO 20.347/2012. Oferecemos os tamanhos do 34 ao 43.

Todas as peças contam com os seguintes diferenciais de mercado:

  • Tecido repelente a água e óleo: Manter-se limpo e com segurança é muito importante. Essa tecnologia repele água e óleo, além de facilitar a lavagem.
  • Anti-odor: Acabamento especial para evitar os odores provenientes de longas jornadas de trabalho.
  • Proteção solar FPU50+: Protege a pele contra raios UVA e UVB.
  • Bordado: Permite personalização com o bordado que você desejar.
  • Tamanhos: Do PP ao XG, garantindo a vestimenta de todos os colaboradores do seu negócio.

Uniformes para os amantes da gastronomia amadora

Com a popularização de Food Trucks e a manutenção das tradicionais bancas de rua, essas peças podem, facilmente, ser utilizadas em locais mais despojados e abertos, já que levam todos os benefícios descritos acima, como: conforto, higiene, boa aparência, segurança e confiabilidade aos clientes.

Com a Citerol não existe pedido mínimo, logo, o empreendedor que sai todos os dias com seu food truck e deseja se vestir adequadamente, pode entrar em contato para encomendar um número reduzido de peças.

Com a arte de cozinhar o mais importante é estar seguro e manter a higiene em tudo o que prepara e nisso nós podemos ajudar!

2019-06-28T18:15:29+00:00Uniformes|
Open chat
Powered by