Roupa de trabalho: saiba como escolher a ideal

Segundo uma pesquisa realizada em 1971 pelo psicólogo e professor Albert Mehrabian, mais de 50% da primeira impressão que uma pessoa tem de alguém está ligada à vestimenta e o exterior como um todo.

Depois desse primeiro contato, existem outras características que influenciam, como postura, expressão e gesticulação.

Infelizmente, essa forma superficial de avaliar as pessoas ainda persiste até hoje.

Trazendo isso para o ambiente corporativo, podemos dizer que a roupa de trabalho é o cartão de visita.

Nesse sentido, a escolha da roupa de trabalho ideal para mulheres e homens, de acordo com o ramo de atividade, é extremamente importante, tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Neste post saiba como escolher a roupa de trabalho feminina e masculina ideal e confira algumas dicas de roupas para verão, outono e inverno jornalistas e para a construção civil.

Roupa de trabalho feminina

A roupa de trabalho feminino é um assunto tão importante para nós que já foi discutido aqui em outros posts.

Hoje a nossa contribuição será no sentido de fazer uma brevíssima reflexão acerca das diferenças rígidas entre os papéis dos sexos que se fazia antigamente. Ainda bem, antigamente!

Numa época em que homens usavam calças e as mulheres vestiam roupas que se limitavam a mostrar apenas características de um estilo de vida fadado à submissão rigorosa, era simplesmente impensável usar calças comprimidas em casa, quiçá, no ambiente de trabalho.

Mas uma coisa que passou despercebida pelo domínio masculino era de que as mulheres podiam até não ter direitos, mas uma coisa era certa: no guarda-roupa feminino mandavam elas.

E foi assim que as mulheres começaram a galgar seu caminho, até chegarem como estão hoje, dominando completamente o mercado de trabalho em todos os níveis.

Até 1950, pouquíssimas mulheres trabalhavam fora de casa. Mas, paulatinamente, as mulheres começaram a abrir seus caminhos e alcançar destaque no mundo dos negócios. Isso fez crescer a necessidade da conveniência das roupas confortáveis, acessíveis e prontas.

De forma que, com o passar das décadas, a indústria do vestuário cresceu e as roupas ready-to-wear passaram a entrar para os guardas-roupa, ainda cheio de vestidos e saias apertadas.

Aliás, foi com a introdução de blusas e saias, como peças separadas, que a fabricação de roupas ready-to-wear para mulheres foi impulsionada.

A começar pelas blusas, que podiam ser feitas para se adaptar às medidas dos ombros e do busto e as saias para se assentar aos quadris.

Tanto é que elas passaram a ser confeccionadas acima dos joelhos e com o corte atrás, para que a mulher pudesse ter um melhor acesso nos bondes e, depois, nos ônibus.

A cintura e a barra eram facilmente ajustadas e a blusa era ajeitada para dentro da saia.

Essa inovação permitiu às mulheres terem variedade, conseguirem combinar peças separadas a preços muito mais acessíveis.

Ninguém queria ou tinha tempo para roupas complicadas.

O importante era seguir a tendência natural do tempo, clima, o estilo e, sobretudo, o perfil da empresa e o cargo que as mulheres ocupavam.

Na imagem abaixo você pode ver uma indicação de blusa social para roupa de trabalho no dia a dia.

Roupa de trabalho masculina

Dizem que para se arrumar o homem é infinitamente mais rápido do que uma mulher. E não deve ser diferente em se tratando de se aprontar para o trabalho.

Mas isso não quer dizer que o profissional não tenha opções. Pelo contrário, o universo masculino tem agora a seu favor inúmeras opções em tecidos para formar seu estilo corporativo bastante confortável, econômico e, como sua característica, rápido, direto, sem muitos acessórios. Um básico elegante, confortável e bastante estiloso.

A camisa social é uma boa opção para deixar o look de trabalho mais adequado, mesmo em empresa casual. Pode ser com manga curta ou longa, com estampas mais clássicas ou lisas. O importante é preferir cores mais sóbrias, como branco, cinza, azul claro, entre outras.

Abaixo confira uma indicação de camisas sociais de manga curta e longa para compor a roupa de trabalho masculina:

Roupa de trabalho para construção civil

Devido à modernização de alguns processos construtivos, a construção civil brasileira tem evoluído gradativamente nos últimos anos.

E é por isso que as empresas buscam melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obra, oferecendo uniformes padronizados aos funcionários, desde as recepcionistas e a equipe de limpeza até os pedreiros.

Para os profissionais como pedreiro, carpinteiro, eletricista e armador deve ser levada em conta não só a comodidade e a padronização, mas também a segurança, de acordo com o local de trabalho.

Por isso que o uniforme ideal é o jaleco operacional e calça operacional.

Roupa de trabalho para atendimento

Os profissionais que trabalham com o atendimento ao público são vistos, podemos dizer, como uma vitrine viva da organização.

Por isso, a roupa de trabalho precisa transmitir formalidade e elegância.

Além disso, a escolha certa da roupa reflete e imagem da empresa, o que contribui enormemente para fortalecer a marca.

Então, apostar em uniformes com look inovador, como camisas jeans, pode ser a solução para equipes de atendimento.

Roupa de trabalho para jornalista

Em primeiro lugar: imagem de credibilidade

Um fato que todos nós já conhecemos, mas que sempre é bom ressaltar: as roupas são uma forma de comunicação, além de imprimir simbolismo, reflete a personalidade de quem a usa.

A relação entre roupa e profissão sempre foi um fator determinante e, querendo ou não, mostra a personalidade do profissional.

Para a classe jornalística, a escolha de uma peça roupa envolve alguns fatores, entre eles domínio e segurança ao transmitir notícias.

Mesmo que inconscientemente, na hora da escolha do vestuário, esses fatores são priorizados e muitas vezes antecedem o conforto e a praticidade.

A forma de se apresentar é tão importante que pode afetar até a maneira como os telespectadores irão receber a notícia.

E não é brincadeira. É por isso que a presença de blusas sociais elegantes e confortáveis, como estas apresentadas na imagem abaixo, é indispensável no guarda-roupa de um jornalista.

A televisão brasileira tornou-se um veículo que atinge um número imenso de pessoas. Dessa forma, o jornalista que se preocupa e, ao mesmo tempo, valoriza sua profissão, aposta na escolha assertiva não somente de roupas, mas também do cabelo, da maquiagem, a fim de passar credibilidade ao telespectador.

Roupa de trabalho no verão

Peças confeccionadas no algodão é a melhor opção, pois facilitam a transpiração.

Para as mulheres, fazer combinações de blusas sociais com calça ou saia preta é uma boa saída para os dias quentes.

Apesar das altas temperaturas, ter sempre à mão uma jaqueta, além de compor um lindo visual, protege das chuvas de verão!

Para os homens, fazer um conjunto de calça social e camisa polo é uma ótimas roupa de trabalho para o verão.

Roupa de trabalho no outono e inverno

Friozinho na parte da manhã, solzinho durante a tarde e queda brusca de temperatura a noite.

Com a chegada do outono e inverno é comum acontecer o famoso efeito cebola, colocamos muitas blusas e com o passar do dia vamos nos descascando.

Então, é recomendado compor o uniforme profissional com peças versáteis que protegem contra o frio, como o pullover e a jaqueta.

O inverno e outono pede uma paleta mais sóbria de cores com preto ou cinza.

Loja de uniformes para empresas

Diariamente, na hora de escolher a roupa para trabalhar, nos deparamos com as opções oferecidas pelo nosso guarda-roupa e, com elas, criamos a combinação mais adequada ao clima e ao local de trabalho.

A escolha das peças tem, além de características funcionais, a intenção de expressar o que esse indivíduo é ou como ele deseja ser percebido pelos outros.

Muitas das vezes, a escolha da roupa de trabalho pelos funcionários não contribui para a execução de suas atividades e não passam a imagem que a empresa deseja transmitir aos seus clientes.

Então, para aumentar a produtividade e o conforto dos funcionários e fortalecer a identidade da marca, as empresas adotam o uso dos uniformes profissionais.

A Citerol sabendo disso, oferece uniformes para empresas com:

  • exclusivo padrão de qualidade;
  • máxima performance, conforto e durabilidade
  • tecidos com tecnologias aplicadas, como repelente a água e óleo, antimicrobiano e proteção UV;
  • modelagem digital;
  • entregas rápidas em qualquer lugar do Brasil;
  • ausência de pedido mínimo e;
  • reposição garantida.

Se você tiver alguma dúvida em relação à escolha do modelo, do tecido do uniforme, envie um e-mail para multiform@multiform.com.br ou ligue no (31) 3318-0839.

Onde comprar uniformes profissionais no Brasil?

Onde deseja comprar uniformes? Navegue na lista abaixo e encontre a loja de uniformes que você precisa!

2020-06-25T17:36:41+00:00Uniformes|
Open chat
Powered by