Roupa de cozinheiro: conheça o uniforme completo

Na indústria de alimentos existe uma hierarquia que começa com o profissional que prepara o alimento até aquele que está na ponta final, servindo o cliente.

Para o preparo do alimento, o uso de dólmã é praticamente obrigatório e de preferência na cor branca.

Geralmente, os uniformes trazem o nome e o cargo, no caso do chefe de cozinha ou subchefe, bordado no dólmã.

O sapato gourmet também é um item que deve ser levado em conta. Nos estabelecimentos que lidam com alimentos, os calçados precisam ser de borracha para evitar quedas.

Não podemos nos esquecer dos aventais. É um item muito importante na composição do uniforme, pois evita que a roupa de baixo suje, além de ser útil para que o garçom possa guardar saca-rolhas, abridor de garrafas ou até carregar alguma coisa.

Entenda neste post a importância dos uniformes para cozinha e descubra onde comprar os modelos ideias.

Roupa de cozinheiro completa

A maioria dos cozinheiros e chefs de cozinha prefere usar o clássico. Para esses profissionais, a roupa de cozinha deve ser branca e simples, pois para os cozinheiros o destaque deve ser sempre para o prato que eles irão criar e servir.

A função primeira do uniforme gourmet é evitar a contaminação de alimentos e bebidas preparados na cozinha.

De acordo com o cozinheiro profissional Guilherme Guzela, o uniforme funciona como um EPI (equipamento de proteção individual).

“O uniforme protege o cozinheiro de queimaduras, por exemplo. É sempre bom lembrar que o uniforme não deve ser só bonito, mas seguro. Material lavável, de fácil remoção, que não pegue fogo fácil”.

Mas existe diferença entre roupa de cozinheiro e da cozinheira?

Não, necessariamente.

Além do tradicionalíssimo dólmã, peça indispensável a qualquer cozinheiro, o que pode diferenciar é o chapéu. As cozinheiras costumam usar lenços, como a Paola Carosella.

Mas a vida de cozinheiro não é só de fazer moda e, sim, fazer pratos gostosos e harmoniosos.

E é por isso que é necessário entender as características e finalidades de cada peça do uniforme.

O uniforme completo é composto de dólmã, avental, calça e sapato goutmet.

Já o uniforme completo de um chef é composto por: dólmã, avental, chapéu, sapato gourmet, calça chef.

Agora, vamos falar um pouco sobre cada peça.

Chapéu ou touca

O tradicional que é a touca chef. Existem também modelos como bandanas, touca mexicana, touca japonesa. Os cozinheiros não abrem mão dessa peça para não deixar o cabelo solto e assim, algum fio cair na comida.

Touchon ou pano de prato liso

Pendurado no avental é ideal para limpar as mãos e auxiliar no manuseio de panelas  quentes.

Avental

Pode ser de dois tipos: de cintura ou de corpo inteiro. Trata-se de um item opcional, todavia é ideal para que o uniforme se mantenha limpo por mais tempo. É uma peça também que protege o profissional contra queimaduras e pegar utensílios quentes.

Existe também a distinção por cor. O branco é da equipe, o do chef é preto. Seu comprimento deve cobrir até cerca de dez centímetros abaixo dos joelhos. A peça deve ser de dupla face, o que permite que um lado seja invertido quando um deles estiver sujo.

Sapatos gourmet

Esses sapatos são bem fechados na frente e abertos atrás. Ele é feito assim para proteger os pés e evitar que algum profissional escorregue.

Calça xadrez ou calça chef

A maioria dos chefs e cozinheiros prefere calças totalmente pretas  e largas para ter mais conforto, liberar movimentos. O tecido estampado em pied de poule é usado nas calças do uniforme de cozinha devido à facilidade com que eventuais manchas (como as de gordura) ficam camufladas nele

Dólmã do Chef

Cuidar de uma cozinha, criar pratos formidáveis e alimentar pessoas são responsabilidades que estão a cargo do Chef, por isso conhecer todas as normas de saúde, segurança e higiene são fundamentais para o exercício competente dessa função.

A começar pela roupa do cozinheiro. Qual a razão da cor, do modelo, do formato dos botões, dos sapatos emborrachados?

É o que vamos te falar agora.

A Dólmã trata-se de uma peça clássica, tradicional e principal peça do uniforme para cozinha.

O dólmã é uma espécie de jaleco branco cujo modelo foi inspirado na farda do exército de Napoleão. Ele pode ter vários modelos para abotoar.

Já as mangas vão até o pulso, mas dobradas até o meio do antebraço.

Mas, diferente do uniforme do exército, que era azul, ele é branco, com a finalidade de que qualquer sujeira seja notada e, com isso, o cuidado e a preocupação do cozinheiro em observar todo o processo de preparação do alimento.

Roupa de cozinheiro estilo japonês

Os uniformes para restaurantes são ferramentas que garantem que agentes de contaminação externos não entrem na área de manipulação das matérias-primas e preparo dos alimentos típicos da cozinha japonesa.

Por isso que as peças que compõem o uniforme do cozinheiro japonês são:

  • calça e camisa brancas,
  • touca branca,
  • botas de borracha brancas,
  • avental de tecido,
  • luvas de acordo com o fim que se destina: de aço para manipulação de facas, de borracha para lavagem e de plástico ou cirúrgica para manipulação de alimentos.

Mas são pelo cuidado excessivo dos sushiman que a cozinha japonesa prima pela harmonia de todos os seus elementos, pois o seu povo cultua muito a natureza nos mínimos detalhes. Todos os pratos são servidos e apresentados com extrema sensibilidade.

Como e onde comprar roupa de cozinheiro?

Se você tiver alguma dúvida em relação à escolha do modelo, do tecido do uniforme, entre em contato com a gente, aqui na Citerol.

Segundo a cozinheira Patrícia Skvira, uma boa roupa de cozinheiro deve ser prática.

“O uniforme tem que ter os bolsos nos lugares certos, mangas com comprimento e largura adequados. Calça confortável e sem apertar muito a cintura. E, claro ter, modelos com respiradores no verão e tecidos mais quentes no inverno”.

Já para o cozinheiro profissional Guilherme Guzela, o uniforme tem que fazer o cozinheiro se sentir bem.

“Livre para poder se mexer dentro da cozinha, carregar peso, se abaixar, se esticar, tentando passar o mínimo de calor e com boa respirabilidade”.

Os uniformes da Citerol são projetados para terem a máxima performance em conforto, modelagem e durabilidade.

Para tanto, fazemos uso da melhor matéria-prima, nossos uniformes são confeccionados com maquinários de última geração, além de contarmos com um corpo técnico experiente e preparado.Além disso, a Citerol tem:

  • tecidos com tecnologias aplicadas, como repelente a água e óleo, antimicrobiano e proteção UV
  • modelagem digital
  • entregas rápidas em qualquer lugar do Brasil
  • ausência de pedido mínimo
  • reposição garantida, sempre que a empresa precisar
  • etiquetas informativas para lavagem
  • kits separados por nome e isso facilita na entrega para o funcionário

Todos os nossos produtos são confeccionados de acordo com a ABNT que contém as especificações técnicas de matérias-primas e costuras.

Para mais informações envie um e-mail para multiform@multiform.com.br ou ligue no (31) 3318-0839.

2020-06-25T17:11:41+00:00Uniformes|
Open chat
Powered by