Identidade visual da empresa: como fortalecer a marca?

Neste texto vamos falar sobre como fortalecer a identidade visual de sua empresa e explicar o que é conceito visual e branding.

 

O que é conceito visual?

São os princípios que regem uma empresa e os elementos formais que a representam visual e sistematicamente.

Na última década, o componente visual passou por uma profunda transformação, especialmente numa sociedade na qual a informação se caracteriza pelo tratamento predominantemente visual.

Com isso,  é comum a comunicação se fazer com cores e movimentos. Sem falar das formas que quase instantaneamente são processadas pelo cérebro.

O que é a identidade visual de uma empresa?

Identidade visual da empresa

A identidade visual de uma empresa é um conjunto de elementos gráficos que a identificam visualmente.

Por exemplo, logomarca, padrões tipográficos, símbolos gráficos, conjunto de cores. arquivos digitais dos sinais gráficos e aplicações específicas, como papelaria, formulários, sinalização, frotas e, sobretudo, uniformes profissionais.

Trocando em miúdos, identidade visual é o conjunto projetado para representar graficamente uma organização.

É pela identidade visual que uma empresa pode reunir toda sua referência visual.

São pelas informações visuais – as disposições e os arranjos gráficos – que a empresa vai se estabelecer dentro de um padrão que irá consolidar sua marca e seu produto.

Em decorrência da valorização e da profusão da imagem que ganham  amplo espaço no mercado, toda empresa deve aproveitar essa brecha para se consolidar e se comunicar com os seus clientes, aproveitando também para ressaltar seus valores e seus serviços.

Ao criar uma identidade visual, o empresário tem a facilidade de apresentar seus produtos e sua equipe.

Uma das formas mais práticas  de apresentar isso aos clientes  é apresentar uma equipe treinada e uniformizada.

Esse é um tipo de identidade visual que leva o cliente imediatamente à marca. Além do mais, ao ser recebido por colaboradores uniformizados o cliente se sentirá seguro e confortável para fazer um pedido, compra ou até mesmo tirar dúvidas.

Afinal, o funcionário que veste a camisa da empresa  é a melhor pessoa para apresentar, demonstrar e explicar o produto.

Sem falar que os colaboradores uniformizados deixam o  ambiente bonito, organizado, seguro e, sobretudo, atrai  a atenção do público ou consumidor a ser conquistado.

Isso é um atributo a mais para o empresário e o seu negócio.

Como criar uma identidade visual para uma empresa?

como criar identidade visual

Não há nenhuma dificuldade em criar uma identidade.

Basta que, antes de iniciar, o empresário siga um rápido passo a passo, respondendo às seguintes questões:

  • qual é a missão da empresa?
  • o que se pretende informar?
  • qual é imagem que se quer transmitir?
  • e, em poucas palavras, qual  é o modelo do negócio?

Em seguida, é preciso escolher:

  1. Nome

é  a designação que a organização adota e pela qual ela doravante será reconhecida.

  1. Logotipo

é a versão gráfica do nome, é mais informativo porque é representativo.

  1. Gímbolo

é a figura ou desenho que acompanha o logótipo. O símbolo tem a força de memorização e de tornar mais simples a comunicação formal da organização.

  1. Gama cromática

complementa a identificação visual, além de conferir uma carga emocional à identidade visual.

Curiosidade: Um terço (33%) das 100 principais marcas usam a cor azul em seu marca. (Zuza)

  1. Slogan

é a expressão que reforça os atributos da organização.

A identidade visual é, portanto:

  • o resultado de um percurso de criação;
  • a revelação da identidade da empresa;  
  • a visibilidade de seus atributos;
  • a integração e reforço mútuos;  e
  • a harmonia na conjugação de todos esses elementos.

Qual a importância da identidade visual para uma empresa?

 fortalecer a identidade visual

A identificação visual é o fator responsável por materializar a identidade da organização e estratégico para uma comunicação direta e efetiva.

É comum a alguns empresários pensarem que ao escolher o nome da empresa, ainda que seja expressivo e que venha acompanhado de uma ideia exclusiva, basta.

Ao contrário, por mais que um nome seja perfeito, ele é apenas um nome.

Só se tomará uma marca a partir do momento em que for percebido como um sinal gráfico pelos clientes e consumidores.

Somente após o nome ser representado visualmente sob uma determinada forma é que se tornara  de fato uma identidade visual.

É só no momento em que uma organização se apresentar ao mercado  com uma mesma imagem, tanto em sua logomarca, como impressos e, principalmente, com seus colaboradores uniformizados, ela se tornará efetiva  sua identidade visual.

Será somente mediante a identidade visual  que a empresa irá formalizar sua personalidade visual.

Como fortalecer a identidade visual de uma empresa?

A fim de que uma empresa possa estabelecer sua identidade visual e fazer a comunicação,  é preciso que ela descubra seu público-alvo. Para tanto, ela pode lançar mão de estratégias para estudar o mercado.

Isso feito, torna-se importante apresentar uma proposta de valor ao mercado e mostrar de forma sucinta e direta a razão pela qual cliente deve escolhê-la.

Com essas informações organizadas, está na hora de gerir ideias e conceitos que devem ser trabalhados de forma mais criativa possível.

É nessa etapa que será feito um brainstorming (discussão em grupo com intuito de resolver questões criativas) para iniciar o processo criativo.

Após o brainstorming, haverá um filtragem do que será usado, ou seja, qual conceito será trabalhado a partir de então.   

Depois de construída a marca, é fundamental que a organização invista nas redes sociais e ofereça um bom atendimento.

Para tanto, é imprescindível que se crie um plano de marketing, a fim de que o retorno seja medido e calculado.  

De acordo com o professor de marketing Philip Kotler, um dos principais motivos para se usar o marketing é que ele é responsável por grande parte do crescimento e do desenvolvimento econômico da empresa.  

O marketing estimula a pesquisa no mercado e oferece ideias inovadoras, além de examinar os consumidores e as organizações que os atendem e ser o responsável pelos bons resultados de uma organização.

De acordo com o relatório realizado pela Lucidpress em parceria com Demand Metric, a apresentação consistente de uma marca aumenta em média 23% a receita de uma empresa.

A repetição e consistência são os dois pilares de um trabalho para fortalecer a identidade visual de uma empresa. Ao apresentar sua marca de forma consistente, com o tempo, os consumidores irão internalizar os valores de sua empresa e ficarão mais propensos a comprar.

Fortalecer a identidade visual já é prioridade em muitas empresas.

89% dos profissionais de marketing dizem que brand awareness (métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores) é um dos objetivos mais importantes, seguido por vendas e geração de leads, segundo o Content Marketing Institution.

A seguir, saiba como o uniforme pode ser a peça chave para o crescimento de seu negócio.

O uso do uniforme profissional

O escritor italiano Umberto Eco, em seu livro Psicologia do vestir mostra que o vestuário faculta a comunicação.

Para o autor, a roupa não serve apenas para cobrir o corpo do frio ou do calor. O vestuário deve ser analisado como uma forma de inventar a comunicação.

Segundo uma pesquisa feita pela Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos, mas são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.

Então, ao adotar o uso de um uniforme personalizado com a identidade visual da empresa, a marca ganhará exposição e isso ajudará o trabalho de branding (gestão da marca).

Sendo assim, o uniforme profissional mostra que o indivíduo pertence a um determinado grupo social, cultural e intelectual, criando assim uma identidade visual potente e eficaz.

2019-02-01T14:27:54+00:00Uniformes|